top of page

Afinal, o que é depressão?


A depressão é um distúrbio afetivo, o que significa que ela não se relaciona com nosso comprometimento religioso ou com a nossa vontade.

Estar em um período depressivo quer dizer que não conseguimos mais fazer as tarefas do nosso dia a dia com a mesma qualidade, pois, não há mais sentido em lutar pela vida.


Sentimentos de desamparo, falta de esperança, perda de interesse e autocrítica exagerada são muito comuns, assim como fortes emoções de raiva e tristeza. A depressão pode afetar também nosso corpo físico com aumento ou redução do apetite, fadiga constante e alterações do sono.

Diferente do que ouvimos popularmente, depressão não é frescura, é um estado de aprisionamento emocional em que não conseguimos enxergar nenhuma possibilidade de mudança diante das dificuldades.


Outra crença comum a respeito dos sintomas depressivos é que eles se resumem apenas a uma tristeza profunda. A depressão vai muito além do que uma tristeza profunda, ela se caracteriza por um eterno não sentir – em que nada mais pode nos afetar e nos mover. É um estado de apatia constante, a vida parece cinza e os sentimentos parecem ter desaparecido.


Há também a possibilidade de não conseguirmos organizar nossos pensamentos da mesma forma e fica cada vez mais difícil adequar nossas emoções as situações do dia a dia. Por isso é muito comum que reações de raiva ou irritabilidade ocorram, de maneira desproporcional ao que está sendo vivido naquele momento.

Além disso, a depressão se caracteriza como um aprisionamento no passado, em que ele começa a ter muito mais peso do que o presente e do que o futuro. Quando estamos voltados para o passado mergulhamos em um período do tempo que não é possível mudar. É por isso que sentimentos de culpa e frustração são tão frequentes nessa fase.


Caso você tenha se identificado com algumas questões desse texto, procure ajuda de um profissional. Não espere o copo transbordar ok? Quanto mais rápido você se dispor a procurar ajuda, menos difícil será sair desse estado depressivo.




4 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page